Ficha
técnica:
Nome: Triple E
Empresa pertencente: Maerski
Capacidade: 18.270 TEUs (contêineres)
Comprimento: 399 metros
Projeto: 14,5 metros
Boca: 59 metros
Altura: 73 metros
Ótima velocidade: 19 nós (35 km/h)
Velocidade máxima: 25 nós (46 km/h)
Porte bruto: 165.000 toneladas
Motores: MAN motores 8S80ME-C9.2, 8 cilindros, 800 milímetros furo, 3.450 milímetros de curso, avaliado em 29,7 MW @ 73 rpm cada, com um consumo de combustível de 168 g / kWh (21,2 mil litros por dia)
Hélices: hélices gêmeas, com 4 lâminas, de 9,8 m de diâmetro
Comprimento: 399 metros
Projeto: 14,5 metros
Boca: 59 metros
Altura: 73 metros
Ótima velocidade: 19 nós (35 km/h)
Velocidade máxima: 25 nós (46 km/h)
Porte bruto: 165.000 toneladas
Motores: MAN motores 8S80ME-C9.2, 8 cilindros, 800 milímetros furo, 3.450 milímetros de curso, avaliado em 29,7 MW @ 73 rpm cada, com um consumo de combustível de 168 g / kWh (21,2 mil litros por dia)
Hélices: hélices gêmeas, com 4 lâminas, de 9,8 m de diâmetro
O navio Maersk classe Triple E, lançado em 2013, é o maior navio
cargueiro e porta contêiner do mundo, com capacidade de carregar 18 270
contêineres.
Este gigante tem 400 metros de comprimento e 59 de
largura. Pesando 52.859 toneladas, é mais de cinco vezes mais pesado do que a
Torre Eiffel e 70 metros.
O Triple-E é composto de
425 blocos, sendo que cada parte do navio, desde alojamentos até a sala de
máquinas, são compostos por esses pedaços tridimensionais que quando colocados
juntos o completam.
Todo o processo de construção, desde o corte de aço
inicial até a entrega do navio, leva 375 dias por navio. Os navios Triple-E não
são construídas uma de cada vez, mas três de uma vez em um programa de produção
de rolamento em docas secas e flutuantes.
A
primeira fase da construção é a própria construção dos blocos que é realizado
por empreiteiros da Coréia e da China e leva 161 dias. Os 425 blocos são
posicionados por guindastes e soldadas entre si, formando 21 anéis de
diferentes tamanhos e formas.
Ao longo de toda a
produção, uma margem máxima de 5 milímetros de erro é tolerada, garantindo a
integridade estrutural do navio e que todos os tubos, fios, bombas, motores,
portas e tudo mais se conecte exatamente como deveria.
A Maersk classe Triple E (18 270 contêineres) é o
sucessor do E-classe Maersk (11 000 contêineres), que havia perdido o posto de
maior do mundo para o CMA CGM Marco Pólo (16 020 contêineres).
A Maersk está construindo, atualmente 20 destes
navios, sendo que o primeiro ficou pronto em julho de 2013.
É um colosso. Onde chegaremos um dia em termos de tamanho e capacidade de carga? Tem de pensar grande, para evitar se sentir pequeno demais.
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