28 de maio de 2014

As 7 Ferramentas da Qualidade

Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. 
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto,Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.


Fluxograma

            O Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. É uma ilustração seqüencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Utiliza símbolos facilmente reconhecidos para denotar os diferentes tipos de operações em um processo.  Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.


Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)

Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M. O Diagrama Espinha-de-Peixe tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico. O Diagrama de Causa e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.


Folhas de Verificação

Usada quando se pretende coletar dados com base em observações amostrais a fim de determinar um modelo, facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.

Diagrama de Pareto

Utilizado para se identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela de erros ou problemas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

Histograma

Um histograma é um gráfico de representação de uma série de dados. É uma representação de dados quantitativos por classes de frequência.

  
Diagrama de Dispersão

O Diagrama de Dispersão mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.


Cartas de Controle

Permite a melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível.



Resultados da Aplicação das 7 Ferramentas da Qualidade:

Devidamente aplicadas, as sete ferramentas poderão levar a organização a: 
  • ·         Elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas;
  • ·         Diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes;
  • ·          Executar projetos melhores;
  • ·         Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
  • ·          Identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e produtos;
  • ·         Identificar causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz etc.


É necessário saber para que serve cada ferramenta e como aplicá-la, pois somente assim será possível obter bons resultados.



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