Ferramentas da
Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar,
analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e
interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.
As 7 Ferramentas do
Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de
Verificação, Diagrama de Pareto,Histograma, Diagrama de Dispersão e
Cartas de Controle.
Fluxograma
O
Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um
produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. É uma ilustração
seqüencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é
relacionada. Utiliza símbolos facilmente reconhecidos para denotar os
diferentes tipos de operações em um processo.
Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos
e processos.
Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)
Também conhecido como
Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M. O
Diagrama Espinha-de-Peixe tem como finalidade explorar e indicar todas as
causas possíveis de uma condição ou um problema específico. O Diagrama de Causa
e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as
possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.
Folhas de Verificação
Usada quando se pretende coletar dados
com base em observações amostrais a fim de determinar um modelo, facilitar a
coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo,
eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.
Diagrama de Pareto
Utilizado para se
identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela de erros ou
problemas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e
identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a
concentração de esforços sobre os mesmos.
Histograma
Um histograma é um gráfico de
representação de uma série de dados. É uma representação de dados quantitativos
por classes de frequência.
Diagrama de Dispersão
O
Diagrama de Dispersão mostra o que acontece com uma variável quando a outra
muda, para testar possíveis relações de causa e efeito, ajudando na
determinação da causa raiz de problemas.
Cartas de Controle
Permite a
melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à
variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível.
Resultados da Aplicação das 7 Ferramentas da Qualidade:
Devidamente aplicadas, as
sete ferramentas poderão levar a organização a:
- · Elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas;
- · Diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes;
- · Executar projetos melhores;
- · Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
- · Identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e produtos;
- · Identificar causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz etc.
É
necessário saber para que serve cada ferramenta e como aplicá-la, pois somente
assim será possível obter bons resultados.
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