19 de maio de 2014

Logística como fator de competitividade




A necessidade de uma integração logística, aliada ás constantes mudanças das necessidades dos clientes, nos leva a ver na logística não apenas as atividades de: almoxarifado, unitização, estoque e transporte de mercadorias, mas sim planejamento e coordenação do fluxo de informações e do fluxo de materiais que permitem maior eficiência no suprimento da fabrica, no planejamento da produção e na distribuição física dos produtos acabados.
As atividades logísticas são vitais para as organizações. Varias atividades logísticas são aplicadas a diversos setores da economia. Existem polemicas envolvendo a diferença entre Logística Internacional e Distribuição física Internacional (DFI). Uns atribuem DFI a uma dimensão mais extensa, englobando desde atividades de transporte a partir do polo produtor ate as atividades de marketing e de distribuição interna no país importador. Já a Logística Internacional, envolve todas as atividades necessárias para transportar uma determinada carga ou mercadoria de uma fonte produtora até um destino recipiendário em outro país (importador).
Outra polemica mais recente, é a tentativa de estabelecer os campos de atuação da Logística Empresarial e da Logística Internacional. Existem alguns termos encontrados frequentemente na maioria dos documentos técnicos e manuais de logística em geral que são geralmente na língua inglesa, acompanhados e referenciados através de abreviaturas. São eles:
·         ILS – Integranted Logistics Suport – logística integrada.
·         ECR – Efficient onsumer Response -  Resposta Eficiente ao consumidor.
·         SCM – Supply Chain Management – Gerenciemento da Cadeia de Suprimentos.
Ao agilizar o fluxo de informações e de materiais permite-se maior eficiência no suprimento da fabrica, no planejamento da produção e na distribuição física dos produtos acabados.
Planejamento da Operação logística: são desenvolvidas três atividades nesta fase do planejamento: a identificação das características da carga, a preparação para o transporte e a escolha do modo de transporte.
Identificação das características da carga: inicia com a observação do tipo de carga: Geral ou a Granel. Carga Geral: caraxteriza-se por uma variedade de produtos, que podem ser transportados por diferentes modos de transporte. Carga Granel: caracteriza-se por produtos líquidos, gasosos ou sólidos, normalmente transportados por esteiras ou dutos e armazenados em tanques ou silos.
Preparação para o Transporte: O processo decisório envolve o tipo de embalagem, a marcação da carga e necessidade de unitizá-la.
Transportes Internacionais: a decisão sobre o tipo de transporte a ser utilizado envolve aspectos financeiros, comerciais e operacionais. Portanto, esta etapa do planejamento de uma operação internacional requer muita atenção e cautela.
Existem alguns fatos que devem ser considerados na escolha do meio de transporte, como os pontos de embarque e desembarque, os custos relacionados com o embarque e o desembarque, o frete internacional, o manuseio de carga, a urgência na entrega, as características da carga e as possibilidades de uso do meio de transporte.
Intermodalidade: caracteriza-se pelo transporte da mercadoria em duas ou mais modalidades. Cada transportador deve emitir um documento e responsabilizar-se pelo serviço transportado. Esse transporte pode reduzir custos nos casos em que o local de entrega da mercadoria for de difícil acesso e pode ser atingido por meio de um único meio de transporte.
Multimodalidade: vincula o percurso da carga a um único documento de transporte. Documento ou Conhecimento de transporte Multimodal, independentemente das diferentes combinações de meios de transporte. Esse transporte permite a manipulação e movimentação mais rápida da carga, garante maior proteção á carga e diminui os custos de transporte a partir da utilização e consolidação da carga.
Transporte Rodoviário: Facilidade na entrada da mercadoria, recomendável para curtas e medias distancias, agilidade e flexibilidade no deslocamento de cargas isoladas ou em conjunto, simplicidade de funcionamento, permite os embarques urgentes em qualquer momento, entrega direta e segura dos bens, manuseio mínimo da carga, entrega rápida em distancias curtas e exige embalagens, mas simples de baixo custo.
Transporte Ferroviário: Não possui flexibilidade de percurso, não apresenta muita agilidade, menor custo de transporte, frete mais barato que o rodoviário, terminais de carga mais próximos ás fontes de produção, transporte de grande quantidade de mercadoria, apropriado para o transporte de mercadorias a granel e comporta também o tráfego de contêineres.
Transporte Marítimo: é o meio mais utilizado no comercio exterior em função do seu baixo custo, e possui muita agilidade e eficiência. A tarifa de frete é calculada com base no peso (tonelada) ou no volume (cubagem) e é determinada por ser cobrada por mercadoria.
Transporte Aéreo: ideal para o envio de mercadorias om pouco peso e volume, eficácia comprovada nas entregas urgente, acesso a mercados difíceis de serem alcançados por outros meios de transporte, redução dos gastos de armazenagem, agilidade no deslocamento de cargas, maior rapidez, facilidade e segurança no deslocamento de pequenos volumes, diminuição de custos das embalagens, crescente aumento de grotas e rotas.
Seguro Internacional de cargas: objetiva cobrir eventuais riscos durante a operação de movimentação e transporte de cargas.


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