A necessidade de uma integração logística, aliada ás constantes
mudanças das necessidades dos clientes, nos leva a ver na logística não apenas
as atividades de: almoxarifado, unitização, estoque e transporte de
mercadorias, mas sim planejamento e coordenação do fluxo de informações e do
fluxo de materiais que permitem maior eficiência no suprimento da fabrica, no
planejamento da produção e na distribuição física dos produtos acabados.
As atividades logísticas são vitais para as organizações. Varias
atividades logísticas são aplicadas a diversos setores da economia. Existem
polemicas envolvendo a diferença entre Logística Internacional e Distribuição
física Internacional (DFI). Uns atribuem DFI a uma dimensão mais extensa,
englobando desde atividades de transporte a partir do polo produtor ate as
atividades de marketing e de distribuição interna no país importador. Já a
Logística Internacional, envolve todas as atividades necessárias para
transportar uma determinada carga ou mercadoria de uma fonte produtora até um
destino recipiendário em outro país (importador).
Outra polemica mais recente, é a tentativa de estabelecer os
campos de atuação da Logística Empresarial e da Logística Internacional.
Existem alguns termos encontrados frequentemente na maioria dos documentos
técnicos e manuais de logística em geral que são geralmente na língua inglesa,
acompanhados e referenciados através de abreviaturas. São eles:
·
ILS –
Integranted Logistics Suport – logística integrada.
·
ECR –
Efficient onsumer Response - Resposta
Eficiente ao consumidor.
·
SCM –
Supply Chain Management – Gerenciemento da Cadeia de Suprimentos.
Ao agilizar o fluxo de informações e de materiais permite-se
maior eficiência no suprimento da fabrica, no planejamento da produção e na
distribuição física dos produtos acabados.
Planejamento da Operação
logística: são
desenvolvidas três atividades nesta fase do planejamento: a identificação das
características da carga, a preparação para o transporte e a escolha do modo de
transporte.
Identificação das
características da carga:
inicia com a observação do tipo de carga: Geral ou a Granel. Carga Geral:
caraxteriza-se por uma variedade de produtos, que podem ser transportados por
diferentes modos de transporte. Carga Granel: caracteriza-se por produtos
líquidos, gasosos ou sólidos, normalmente transportados por esteiras ou dutos e
armazenados em tanques ou silos.
Preparação para o
Transporte: O processo
decisório envolve o tipo de embalagem, a marcação da carga e necessidade de
unitizá-la.
Transportes Internacionais: a decisão sobre o tipo de transporte a
ser utilizado envolve aspectos financeiros, comerciais e operacionais. Portanto,
esta etapa do planejamento de uma operação internacional requer muita atenção e
cautela.
Existem alguns fatos que devem ser considerados na escolha do
meio de transporte, como os pontos de embarque e desembarque, os custos
relacionados com o embarque e o desembarque, o frete internacional, o manuseio
de carga, a urgência na entrega, as características da carga e as
possibilidades de uso do meio de transporte.
Intermodalidade: caracteriza-se pelo transporte da
mercadoria em duas ou mais modalidades. Cada transportador deve emitir um
documento e responsabilizar-se pelo serviço transportado. Esse transporte pode
reduzir custos nos casos em que o local de entrega da mercadoria for de difícil
acesso e pode ser atingido por meio de um único meio de transporte.
Multimodalidade: vincula o percurso da carga a um único
documento de transporte. Documento ou Conhecimento de transporte Multimodal,
independentemente das diferentes combinações de meios de transporte. Esse
transporte permite a manipulação e movimentação mais rápida da carga, garante
maior proteção á carga e diminui os custos de transporte a partir da utilização
e consolidação da carga.
Transporte Rodoviário: Facilidade na entrada da mercadoria,
recomendável para curtas e medias distancias, agilidade e flexibilidade no
deslocamento de cargas isoladas ou em conjunto, simplicidade de funcionamento,
permite os embarques urgentes em qualquer momento, entrega direta e segura dos
bens, manuseio mínimo da carga, entrega rápida em distancias curtas e exige
embalagens, mas simples de baixo custo.
Transporte Ferroviário: Não possui flexibilidade de percurso, não
apresenta muita agilidade, menor custo de transporte, frete mais barato que o
rodoviário, terminais de carga mais próximos ás fontes de produção, transporte
de grande quantidade de mercadoria, apropriado para o transporte de mercadorias
a granel e comporta também o tráfego de contêineres.
Transporte Marítimo: é o meio mais utilizado no comercio
exterior em função do seu baixo custo, e possui muita agilidade e eficiência. A
tarifa de frete é calculada com base no peso (tonelada) ou no volume (cubagem)
e é determinada por ser cobrada por mercadoria.
Transporte Aéreo: ideal para o envio de mercadorias om
pouco peso e volume, eficácia comprovada nas entregas urgente, acesso a
mercados difíceis de serem alcançados por outros meios de transporte, redução
dos gastos de armazenagem, agilidade no deslocamento de cargas, maior rapidez,
facilidade e segurança no deslocamento de pequenos volumes, diminuição de custos
das embalagens, crescente aumento de grotas e rotas.
Seguro Internacional de
cargas: objetiva
cobrir eventuais riscos durante a operação de movimentação e transporte de
cargas.
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