28 de maio de 2014

Inovações Tecnológicas

Primeiramente, Inovações Tecnológicas na logística é toda a novidade que a empresa idealiza, seja por meio de pesquisa ou investimentos, que melhorou o processo produtivo da empresa,aprimorando seu produto e inovando para o consumidor final.


Curiosidades Sobre Reciclagem





Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo;
O vidro pode ser infinitamente reciclado;

  Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo;
Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado;

    Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas;

Invés de usar o vaso sanitário e dar descarga, gastando 12 litros de água potável para mandar o xixi embora, deixar ele escoar pelo ralo na hora de tomar banho;


Dicas de Ergonomia no Trabalho

A simples aplicação da ergonomia no cotidiano

 A base da ergonomia no trabalho é o conforto do trabalhador. O bem estar e a saúde mental para que toda a produção possa ser saudável, assim como quem a exerce. Na indústria, onde todas as atividades são essenciais para que possa existir um produto final, então a saúde é mais que necessária para a produção seguir livre de problemas e assim o cliente receber o que necessita da forma mais rápida e qualificada.
Separamos algumas dicas para que você possa trabalhar com saúde e/ou para que seu funcionário esteja saudável em seu trabalho:


Figura 1 - Posicionamento correto no computador



Figura 2 - Adaptar o local de trabalho ao trabalhador



Figura 3 - Maneira correta de agachar para apanhar objetos



Figura 4 - Alternativa de auxílio para transporte de cargas




Figura 5 - Ergonomia no dia a dia


Podemos aplicar a ergonomia em situações cotidianas, como no exemplo acima. Pratique ginástica laboral pelo menos 10 minutos por dia e seja feliz!










Ergonomia



A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir. 



A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os Estresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.




A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.



5 S’s da Qualidade



O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial.
O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.
No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.
A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”:

  1. SEIRI: se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.
  2. SEITON: significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
  3. SEISO: significa manter limpo, ou o “senso de limpeza”. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.
  4. SEIKETSU: zelar pela saúde e higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.
  5. SHITSUKE: disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.

Com a alta tecnologia e a velocidade com que chegam e se perdem as novidades, a prática do 5S é mais necessária do que nunca.
Após a guerra, no Japão, era preciso dar um jeito na bagunça para retomarem a vida. Agora, há outro desafio constante a ser atendido, mesmo em países que não passaram por guerra. No mundo de hoje, as coisas chegam muito depressa e rapidamente perdem o valor. Há uma chuva de informações, oportunidades e descartáveis chegando a todo momento.
O papel principal do 5S, hoje, é nos orientar como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional.
Com o 5S, teremos serenidade para bom proveito, sem estresse, das oportunidades do novo jeito de viver.


A natureza do 5S é semelhante à natureza dos seres vivos. Está dentro de nós


5S
Comando
No corpo humano


Senso de Utilização
Separar o que é útil do que não é. Melhorar o uso do que é útil.
Nosso corpo descarta o que não precisa e usa o que lhe é útil em infinitas reações químicas.


Senso de Ordenação
Um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar.
São vários sistemas, nos quais cada célula está em seu lugar.


Senso de Limpeza
Limpar e evitar sujar.
Não viveríamos se não houvesse limpeza constante do organismo pelas fezes, urina, respiração, anticorpos etc.


Senso de Saúde
Padronizar as práticas saudáveis.
O que cada célula deve fazer para a saúde do organismo está "escrito" no DNA.


Senso de Autodisciplina
Assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.
Não precisamos chamar a atenção da célula para fazer o que lhe compete. Ela faz o que tem de ser feito.



As 7 Ferramentas da Qualidade

Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. 
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto,Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.


Fluxograma

            O Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. É uma ilustração seqüencial de todas as etapas de um processo, mostrando como cada etapa é relacionada. Utiliza símbolos facilmente reconhecidos para denotar os diferentes tipos de operações em um processo.  Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.


Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)

Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M. O Diagrama Espinha-de-Peixe tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico. O Diagrama de Causa e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.


Folhas de Verificação

Usada quando se pretende coletar dados com base em observações amostrais a fim de determinar um modelo, facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.

Diagrama de Pareto

Utilizado para se identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela de erros ou problemas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

Histograma

Um histograma é um gráfico de representação de uma série de dados. É uma representação de dados quantitativos por classes de frequência.

  
Diagrama de Dispersão

O Diagrama de Dispersão mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.


Cartas de Controle

Permite a melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível.



Resultados da Aplicação das 7 Ferramentas da Qualidade:

Devidamente aplicadas, as sete ferramentas poderão levar a organização a: 
  • ·         Elevar os níveis de qualidade por meio da solução eficaz de problemas;
  • ·         Diminuir os custos, com produtos e processos mais uniformes;
  • ·          Executar projetos melhores;
  • ·         Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
  • ·          Identificar problemas existentes nos processos, fornecedores e produtos;
  • ·         Identificar causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz etc.


É necessário saber para que serve cada ferramenta e como aplicá-la, pois somente assim será possível obter bons resultados.



Acordos e desacordos

Você conhece os principais tipos de acordos internacionais entre países? Sabe como são formados? Quais estão em alta ou foram travados a pouco tempo?
Veja como podem ser classificados e noticias referente a esses acordos.




Classificação de acordos

Acordos Bilaterais

Tipo de acordo em que estão envolvidas apenas duas partes, podendo ser firmados entre Estados ou entre um Estado e uma Organização Internacional, sob os mais variados temas como comércio e segurança internacional.

Acordos Multilaterais

São acordos firmados por três ou mais sujeitos do Direito Internacional. Devido às muitas partes envolvidas no acordo, este só entrará em vigor a partir da ratificação pelos Estados. No âmbito da OMC, os Acordos Multilaterais são aqueles que têm como característica principal à obrigatoriedade de adesão por todos os seus membros, contendo regras de observância obrigatória, como a do Tratamento Nacional e da Nação-mais-favorecida. 

Acordos Plurilaterais

São acordos firmados entre os países-membros da OMC, tendo como característica principal a adesão facultativa, isto é, são válidos somente entre seus signatários.


Acordos hoje!

Acordos marcam nova etapa das relações China-Rússia

O acordo bilionário para o fornecimento de gás russo à China, que entrará em vigor em 2018, marca o início de um novo nível nas já poderosas relações entre estes dois gigantes vizinhos. Saiba mais


Rússia não assinará o Tratado de Comércio de Armas Convencionais

A Rússia se mantém reticente quanto à assinatura do Tratado de Comércio de Armas Convencionais (TCAC). Para que o acordo possa entrar em vigor, deverá ser ratificado por 50 Estados, sendo essa uma perspectiva aliciante e provável até o verão deste ano. Saiba mais 


 Brasil evita 'lista negra' no comércio com os EUA

Por empenho do setor industrial, o Brasil contornou seu rebaixamento neste ano para a lista negra de países sujeitos a sanções dos Estados Unidos por violações ao direito de propriedade intelectual. Nessa relação de "prioridade" figuram Rússia, China e Índia, seus sócios no grupo dos BricsSaiba mais

 

Luanda e Pequim reforçam relações

Durante a visita do primeiro-ministro chinês são assinados acordos de cooperação entre instituições financeiras e empresas. Saiba mais

 

Mercosul, sob fogo cerrado

Para críticos do bloco, uma federação de importadoras faria mais sentido que uma Fiesp. Saiba mais


26 de maio de 2014

Técnico em Logística

Muito se fala em logística, em suas áreas de grande abrangência e como ela está relacionada em nosso meio industrial. Qualquer objeto, por menor que seja, sendo ele fabricado, houve uma certa logística para que o mesmo ficasse pronto e chegasse em mãos consumidoras. Para que todo esse processo se concretize, é necessário que haja um profissional  que ficara responsável por esta tarefa, denominado, TÉCNICO EM LOGÍSTICA. Mas afinal, o que é um técnico em logística? Onde, exatamente, ele atua? Qual seu salario e reconhecimento no mercado? Funções e finalidades? Veja a seguir, uma resposta a todas estas perguntas:

O Técnico de Logística é o profissional que assegura o adequado funcionamento do sistema de abastecimento a montante e a jusante da unidade produtiva ou entreposto, contribuindo para a optimização dos fluxos de serviços, matérias-primas e produtos acabados, bem como dos fluxos de informação, com vista à satisfação do cliente e tendo em conta as normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente no trabalho.

Atividades Principais

·         Analisar as necessidades logísticas da organização, tendo em conta a evolução da atividade, de forma a implementar as soluções logísticas mais adequadas aos objetivos, estratégias e recursos da empresa.

·         Programar e preparar a distribuição a clientes e o aprovisionamento da produção com base em critérios de optimização dos fluxos de serviços, matérias-primas e produtos acabados, utilizando sistemas de informação integrados.

·         Orientar as atividades de recepção, controle, movimentação, manuseamento, armazenagem e expedição de mercadorias e materiais.

·         Coordenar e supervisionar o trabalho das equipes sob a sua responsabilidade, promovendo e controlando a qualidade do desempenho, o cumprimento das normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente e as relações de trabalho.

·         Apoiar o serviço de assistência a clientes, prestando as informações necessárias e adequando o serviço logístico às necessidades do cliente.

·         Colaborar na gestão de stocks, em função dos objetivos estipulados, tendo em atenção os custos envolvidos e o nível de serviço ao cliente.

·         Controlar a implementação dos procedimentos de qualidade, ambiente, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico, nomeadamente, relativos à proteção dos produtos e mercadorias contra roubos, danos e deteriorações e respeitantes a condições ambientais do armazém.
 
 
Piso Salarial

Coordenador de Logística
7.533
Analista de Logística
2.939
Assistente de Logística
2.505
Supervisor de Almoxarifado
4.181
Almoxarife
2.457
Auxiliar de Almoxarifado
1.392
Faturista
1.865
 

                                         



20 de maio de 2014

Logística

Já pensou em como você pode ter acesso a mercadorias que são produzidas do outro lado do mundo? Como elas chegam até você? A resposta para essas e outras perguntas se deve a Logística, que desde o surgimento do homem está presente em nossas atividades diárias, facilitando a execução de tarefas.


Viu que com a logística tudo funciona? Acompanhe nosso blog semanalmente e fique por dentro de todas as novidades deste ramo!!!


Gestão da Distribuição





A distribuição é um dos processos da logística, que fica responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, ou seja, nas mãos do consumidor.

Para entender melhor essa definição de distribuição, veja o esquema a seguir:


Fábrica = Produto pronto -> Distribuidor -> Varejista -> Consumidor final.


A palavra distribuição também está associada à entrega de cargas fracionadas. São as entregas de produto e material em mais de um destinatário, aproveitando-se a viagem e os custos envolvidos. Neste caso, as entregas precisam ser planejadas, utilizando-se um menor custo total e menor tempo utilizado.
A distribuição engloba as atividades da empresa para dispor um produto para os consumidores, essas atividades podem ser: os canais de distribuição, cobertura, sortimentos, localização, estoque e transporte.
  
Tipos de distribuição

A distribuição pode ser de vários tipos:

Distribuição exclusiva:
Usada quando a natureza do negócio precisa da lealdade do distribuidor e elevado grau de controle sobre sua atividade. Exemplo: concessionárias de veículos do tipo autorizadas.

Distribuição intensiva:
Usada quando a importância é dada para à disponibilidade do produto em um grande número de pontos de venda. Exemplo: produtos básicos de alimentação, bebidas etc.

Distribuição seletiva:
Usada quando a natureza do negócio precisa de valorização. Exemplo: relógios que são vendidos apenas em joalherias de renome.

Com avanço da tecnologia vários processos dentro da organização foram se modificando.

A falta de sistema de gestão de distribuição pode fazer com que a organização deixe de ser produtiva, pois, é inevitável pensar em produção sem antes realizar um projeto logístico eficiente que conseguirá suprir as necessidades da empresa, dentro do que se deseja produzir.

Dessa forma, a gestão de distribuição vem se tornando uma poderosa aliada quando se pensa em competitividade e liderança através de serviços bem prestados.

19 de maio de 2014

Logística do transporte



O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos ligísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.


As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtomprador. Mesmo onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do coom o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível .


Seguro de Transporte

A garantia de indenização para prejuízos decorrentes de operações de carga e descarga não está automaticamente incluída no seguro de transportes. Essa cobertura precisa ser solicitada expressamente (por escrito) à seguradora.

As principais coberturas que podem ser contratadas no seguro de transporte de carga são: básicas, adicionais e de responsabilidade civil. Cada uma dessas modalidades se desdobra em especificações particulares para os diferentes tipos de risco, carga, rota e mercadoria.

Cobertura adicional para embarques aéreos

Ambos permitem às seguradoras indenizarem perda, dano ou atraso na remessa da carga transportada por valor correspondente à quantia fixada para a responsabilidade da companhia transportadora aérea nesses casos. Vale lembrar que essa quantia sempre é bem abaixo do valor das mercadorias transportadas. Essa cobertura, no entanto, está sujeita a uma franquia – coparticipação do segurado no caso de ocorrer algum acidente que danifique ou leve à perda da carga transportada.

Antonov An-225 O maior avião do mundo


Transportador Rodoviário de Cargas

Seguro obrigatório, contratado pelo transportador. Cobre prejuízos causados nas mercadorias transportadas sob sua responsabilidade, na hipótese de ocorrer um acidente rodoviário envolvendo o veículo, como colisão, capotagem, abalroamento, tombamento, incêndio ou explosão do veículo.


 Western Star Centipede


Transportador Aquaviário de Carga

Seguro obrigatório contratado pela empresa que realiza transporte de cargas sobre a água (mar, rios e lagoas). Cobre danos e perdas causados a bens e mercadorias transportados sob sua responsabilidade. Oferece garantia para riscos sofridos pela embarcação, decorrentes de encalhe, naufrágio ou afundamento; abalroamento ou colisão, ou contato da embarcação com qualquer corpo fixo ou móvel; e incêndio ou explosão durante o percurso e nos depósitos, armazéns ou pátios usados pelo segurado.
 

Maerks Triple E - Maior navio cargueiro